terça-feira, 1 de setembro de 2009

GESTÃO SBPC-PR


Durante 5 anos fui Secretário Regional da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). Durane toda gestão realiozamos diversas atividades nos campos da ciência, da educação e da política. Na ciência, realizamos eventos em todas as SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia). Na educação, produzimos a página http://www.sbpc-pr.com.br/, editamos cinco livros, um curta-metragem em celebração à invenção do avião por Santos-Dumont, além de dois hipertextos. No campo político atuamos na defesa da carreira docente, de políticas públicas para a educação, cultura e ciência, na defesa do PET (Programa de Educação Tutorial), na defesa da escolha direta pela comunidade dos diretores das escolas municipais, e na defesa de um percentual maior de recursos para o fomento da ciência (especialmente a Fundação Araucária).
Dentro da própria SBPC (nacional) tenho sido voz para a democratização da gestão com preocupação com a base, pela associação a R$ 1,00 (um real). Ciência deve ser gratuita por natureza! Além do mais, é necessário que a Sociedade, histórica em suas batalhas, prime pelo diálogo aberto, contínuo e intransigente da educação e da ciência públicas no país.

Como Secretário adjunto espero continuar colaborando com o que foi semeado no árido campo da educação científica no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário